Quando o nível da água sobe, os pneus do Concept One passam a funcionar como nadadeiras.
A montadora japonesa Fomm criou um carro anfíbio. O modelo é totalmente elétrico e compacto, ideal para ser usado em situações extremas, como após tsunamis ou outros desastres naturais envolvendo água.
Apelidado de Concept One, este é o primeiro veículo projetado pela empresa, que pretende se tornar referência em desenvolvimento de carros ecologicamente corretos. Hideo Tsurumaki, o presidente da Fomm, explica que a inspiração para essas criações vem da proximidade com que sempre esteve aos desastres, por morar em uma área muito propícia a tsunamis.
Essa situação o levou a pensar em alternativas e soluções capazes de resistir às catástrofes. Assim surge o Concept One. Em termos de carros capazes de carregar até quatro passageiros, este é o menor do mundo, sendo 15 centímetros mais curto que o Smart e pesando apenas 469 quilogramas.
O carro é um elétrico comum. Em situações normais, seu motor oferece potência máxima de cinco quilowatts e autonomia de até cem quilômetros a cada recarga completa.
O funcionamento é bem diferente quando o nível da água sobe. Os pneus do Concept One passam a funcionar como nadadeiras e o carro utiliza um gerador de jato d’água para se locomover. Apesar de ainda ser um conceito, a empresa japonesa garante que o carro está pronto para tomar forma e deve entrar em linha de produção já no próximo ano.
Redação CicloVivo
Sem comentários:
Enviar um comentário