Uma holandesa de 22 anos, cujo o nome não foi divulgado, tornou-se a primeira paciente do mundo a ter o crânio completamente substituído por uma prótese de plástico, feita a partir de uma impressora em três dimensões. O crânio personalizado foi implantado pelos neurocirurgiões Dr. Bon Verweij e Dr. Marvick Muradin, no Centro Médico da Universidade de Utrecht, na Holanda, durante uma cirurgia de 23 horas. As informações são do Daily Mail.
Na cirurgia, que foi feita há três meses, mas só foi divulgada nesta quarta-feira, a paciente teve todo o crânio substituído e anexado no “topo” da coluna. A operação correu bem e, atualmente, a jovem passa bem e já voltou a trabalhar. “É quase impossível ver que ela já teve uma cirurgia”, acrescentou Dr. Verweij.
Os médicos já usaram implantes feitos por impressoras 3D para substituir partes do crânio, mas nunca antes haviam substituído a ossada completamente. Os cirurgiões explicam que a técnica é usada para tratar pacientes com lesões graves no crânio ou tumores.
Fonte: extra.globo
Sem comentários:
Enviar um comentário