quarta-feira, 26 de março de 2014

Jovem holandesa é a primeira paciente do mundo a ter o crânio complemente substituído por prótese de plástico

 

Foto: Divulgação / UMC Utrecht
Uma holandesa de 22 anos, cujo o nome não foi divulgado, tornou-se a primeira paciente do mundo a ter o crânio completamente substituído por uma prótese de plástico, feita a partir de uma impressora em três dimensões. O crânio personalizado foi implantado pelos neurocirurgiões Dr. Bon Verweij e Dr. Marvick Muradin, no Centro Médico da Universidade de Utrecht, na Holanda, durante uma cirurgia de 23 horas. As informações são do Daily Mail.
 
A intervenção médica foi necessária porque a jovem sofria de um problema de saúde que fazia seu crânio ficar progressivamente mais espesso. Em consequência da doença, ela passou a sofrer um aumento na pressão do cérebro, dores de cabeça e até sua visão e expressões faciais estavam comprometidas.
Foto: Divulgação / UMC Utrecht
Foto: Divulgação / UMC Utrecht
Na cirurgia, que foi feita há três meses, mas só foi divulgada nesta quarta-feira, a paciente teve todo o crânio substituído e anexado no “topo” da coluna. A operação correu bem e, atualmente, a jovem passa bem e já voltou a trabalhar. “É quase impossível ver que ela já teve uma cirurgia”, acrescentou Dr. Verweij.
Foto: Divulgação / UMC Utrecht

Os médicos já usaram implantes feitos por impressoras 3D para substituir partes do crânio, mas nunca antes haviam substituído a ossada completamente. Os cirurgiões explicam que a técnica é usada para tratar pacientes com lesões graves no crânio ou tumores.


Fonte: extra.globo

Sem comentários:

Enviar um comentário