quarta-feira, 26 de março de 2014

Facebook compra a Oculus VR por US$ 2 bilhões

O Oculus Rift ainda não foi lançado, mas já possui 75 mil encomendas de kits para desenvolvedores 

O Oculus Rift ainda não foi lançado, mas já possui 75 mil encomendas de kits para desenvolvedores Foto: Bloomberg/Matthew Lloyd
 
MENLO PARK – O Facebook anunciou na noite desta terça-feira a aquisição da Oculus VR por aproximadamente US$ 2 bilhões, sendo US$ 400 milhões em dinheiro e 23,1 milhões de ações da rede social, avaliadas em cerca de US$ 1,6 bilhão.
O valor do negócio pode ser acrescido em US$ 300 milhões no caso de cumprimento de algumas metas estabelecidas em contrato. A expectativa é que a compra seja finalizada no segundo trimestre do ano. A notícia foi divulgada pelo fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, em seu perfil na rede social.

“Nossa missão é tornar o mundo mais aberto e conectado. Nos últimos anos, construímos aplicativos móveis para ajudar você a compartilhar com pessoas que você se preocupa. Nós ainda temos muito a fazer, mas neste ponto nos sentimos em posição para começar a procurar quais plataformas serão as próximas a permitir experiências ainda mais úteis, divertidas e pessoais”, afirmou Zuckerberg.
A aquisição se segue à compra do WhatsApp pelo Facebook em negócio que envolveu US$ 19 bilhões.
A Oculus VR é líder no segmento de realidade virtual e criadora do Rift, óculos de realidade virtual que ainda não chegou ao mercado, mas causa furor entre produtores de games e aplicações, tanto que já possui 75 mil encomendas de kits para desenvolvedores.

A empresa fundada em 2012 por Palmer Luckey, Brendan Iribe e Michael Antonov, iniciou sua empreitada em campanha de crowdfunding no site Kickstarter, onde conseguiu levantar US$ 2,4 milhões. No fim do ano passado, recebeu aporte de US$ 75 milhões da Andreessen Horowitz.
O Rift está sendo experimentado principalmente para o entretenimento, mas o Facebook pretende estender as funcionalidades do produto para outros setores, incluindo comunicação e educação. Dado o potencial de aplicações, a realidade virtual é considerada forte candidata a emergir como a próxima plataforma de relacionamentos sociais e comunicação.

“Nós estamos empolgados em trabalhar com Mark e o time do Facebook para entregar a melhor plataforma de realidade virtual do mundo”, afirmou Brendan Iribe, cofundador e diretor executivo da Oculus VR, em comunicado. “Nós acreditamos que a realidade virtual será definida pelas experiências sociais que conectam as pessoas de novas maneiras. É uma tecnologia disruptiva, que permite ao mundo experimentar o impossível”.


Fonte: extra.globo

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