domingo, 21 de setembro de 2014

Carros movidos a ar comprimido


Com uma rede de pontos de abastecimento de energia eléctrica para veículos (mobi.e) a ser implementada a todo o vapor, praticamente não se ouve falar de outros veículos eléctricos que não o Nissan Leaf, um carro muito caro em comparação com os tradicionais de combustão.


Entretanto, noutros países, como na Índia, já circulam carros movidos a ar comprimido. Na realidade, a energia que os alimenta é a energia eléctrica usada para comprimir o ar. Mas em vez de me estender no assunto, sugiro que vejam a seguinte reportagem, que achei excelente e esclarecedora:

 
Uma vantagem óbvia dos carros movidos a ar comprimido em relação aos carros eléctricos é a muito menor necessidade de baterias, mas como desvantagem não são tão silenciosos. Mesmo assim, fazem menos ruído que um tradicional motor de combustão. Em termos de poluição atmosférica, não há emissão de poluentes, tal como nos eléctricos.



Os veículos criados pela MDI, projectados pelo anterior engenheiro de Fórmula 1 Guy Nègre, já estão prontos a ser comercializados desde 2003.

Saiba como funcionam (e mais informações) no blogue Carro movido a Ar Comprimido ou nos sites de Guy Nègre ou da MDI.  Leia também notícias sobre o tema nas revista Meio Ambiente ou Eco21, ou no blogue Acordem.com.
 
E, já agora, uma notícia sobre moto movida a ar comprimida, para breve no Brasil.
 


sábado, 20 de setembro de 2014

Os segredos de quem nunca adoece.

             
banner_saude_tecnologia

Os grandes avanços da medicina na cura e prevenção de doenças e a tecnologia cada vez maior dos equipamentos médicos estão ajudando o homem a viver cada vez mais. Mas não são só as descobertas e a tecnologia que nos proporcionam uma boa saúde.

A alimentação, a prática de exercícios físicos, a rotina diária e, claro, a genética, também interferem – e muito – na qualidade de vida de uma pessoa.

Mas será que existe um guia definitivo, um caminho certo para se ter mais saúde e nunca adoecer?
Foi pensando nisso que o escritor e jornalista Gene Stone visitou cinco comunidades em cinco países diferentes e descobriu com eles 50 segredos de saúde, registrados no livro Os Segredos das Pessoas que Nunca Ficam Doentes, um best-seller nos Estados Unidos e lançado há alguns anos no Brasil. Confira abaixo algumas dicas retiradas do livro:

1.  Beba água mesmo sem ter sede

A água é um combustível do corpo humano. Sem ela, todo o organismo sofre. Por isso, beba mais água, não só para matar a sede, mas também para manter o sistema renal em dia, evitando a concentração de urina e de cristais que podem formar pedras nos rins. A água também aumenta a sensação de saciedade, o que evita o aparecimento constante de compulsões alimentares que podem levar ao sobrepeso e a outros problemas de saúde. Como alternativa à água, beba também sucos naturais, chás e água de coco.

2.  Vá ao dentista regularmente                 

A boca reflete a saúde do organismo e, por isso, é importante deixar que um profissional a examine a cada seis meses. Diabetes, lesões cancerígenas e até alterações hormonais podem ser descobertas em uma única consulta. Além disso, o tratamento das cáries deixa o organismo mais protegido contra infecções que podem se disseminar em órgãos vitais como o coração, rins e pulmões.

3.  Coma mais vegetais                

Ingerir mais produtos de origem vegetal é uma das medidas mais significativas na prevenção de doenças crônicas, pois frutas, legumes e verduras possuem muito mais vitaminas, antioxidantes, boas gorduras e fibras do que alimentos industrializados. Não é à toa que quatro das cinco comunidades visitadas por Gene Stone consumiam altas quantidades destes alimentos.

4.  Aprenda a planejar                

Viver sempre estressado ou nervoso é extremamente prejudicial à saúde, principalmente aos sistemas nervoso, hormonal e imunológico. Uma boa maneira de controlar o nervosismo é se planejar com antecedência, não deixando todos os compromissos para a última hora. Alguns truques e uma boa organização pessoal podem erradicar a tensão. Experimente, por exemplo, anotar suas atividades e compromissos pendentes em uma listinha e leve-a sempre consigo.

5.  Fracione a dieta                

Comer mais vezes ao dia e em porções menores é um jeito inteligente de manter o peso estável. Jejuns prolongados dão uma fome tão grande que fica fácil exagerar na hora das refeições. Por isso, coma em intervalos de três em três horas, não se esquecendo de optar por alimentos saudáveis, claro. Ao dividir a alimentação diária em cinco ou seis refeições, você também facilita o processo de digestão e ajuda o seu intestino, evitando sobrecargas.



Fonte: Revista Viva Saúde